Em seu pequeno livro, intitulado Cultura, Roque de Barros Laraia fala de forma clara e objetiva sobre o conceito antropológico da cultura tratando de temas como "determinismo biológico", "determinismo geográfico", "antedecedentes históricos do conceito de cultura" e etc.
O livro é pequeno (117 páginas) e indispensável para aqueles que pretendem entender um pouco mais sobre o conceito mais fantástico do meio acadêmico: a cultura.
Você pode comprar esse livro na Livraria Saraiva clicando aqui[Jabá$]
Citações
A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.
pag. 19
Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
pag. 51
A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por iso, discriminamos o comportamento desviante.
pag. 67
O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
pag. 73
A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
pag. 87
Detalhes não muito interessantes:
- Acabamento : Brochura
- Edição : 18 / 2005
- Idioma : Português
- País de Origem : Brasil
- Número de Paginas : 117