Pra quem ainda não conhece Paul Tillich, pode dá uma lida no artigo abaixo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paul Johannes Oskar Tillich (20 de agosto de 1886 – Chicago 22 de outubro de 1965) foi um teólogo alemão-estadounidense, um . Tillich foi contemporâneo de Karl Barth, um dos mais influentes teólogos protestantes do século XX.

Paul Tillich nasceu a 20 de agosto de 1886 em Starzeddel na Prússia Oriental. Estudou sucessivamente a filosofia e a teologia em Berlin, Tübingen e Halle, sendo contemporâneo de Karl Barth e Rudolf Bultmann. Suas teses foram dedicadas à filosofia religiosa de Schelling.

Ordenado pastor em 1912, participou da Primeira Guerra Mundial como capelão de guerra. Até 1933, lecionou em Berlin, Marburg, Dresden, Leipzig e Frankfurt, onde sucedeu a Max Scheler em 1929.

Desempenhou um papel importante na fundação da Escola de Frankfurt, tendo orientado a tese de doutorado de Theodor Adorno. Foi fundador, com um grupo de amigos, do movimento intelectual do "socialismo religioso".

Tendo perdido sua cátedra por causa de suas posições anti-nazistas, Tillich emigrou para os Estados Unidos em 1933, a convite dos amigos Reinhold e Richard Niebuhr. De 1933 a 1955, foi professor de Teologia Filosófica no Union Theological Seminary e na Columbia University (New York).

Depois, lecionou nas universidades de Harvard e de Chicago. Nesta última cidade, coordenou importantes seminários de estudos da religião com Mircea Eliade. Depois da Segunda Guerra, fez freqüentes viagens a Europa para cursos e conferências. Recebeu o prêmio da paz dos editores alemães em 1962.

Obras em português
  • A coragem de ser (The Courage to be). Trad. Eglê Malheiros, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1972.
  • Dinâmica da fé (Dynamics of Faith). Trad. Walter O.Schlupp, São Leopoldo, RS, Editora Sinodal, 1985.
  • Teologia Sistemática (Systematic Theology). Trad. Getúlio Bertelli,São Paulo, Ed. Paulinas/São Leopoldo, Editora Sinodal, 1984.
  • História do pensamento cristão (A History of Christian Thought). Trad. Jaci Maraschin,São Paulo, ASTE, 1988.
  • Perspectivas da Teologia Protestante nos séculos XIX e XX (Perspectives on 19th and 20th Century Protestant Theology). Trad. Jaci Maraschin, São Paulo, ASTE, 1986.
  • A Era Protestante ( The Protestant Era). Trad. Jaci Maraschin, São Bernardo do Campo, Ciências da Religião e Traço a Traço Editorial, 1992.
  • Amor, poder e justiça. São Paulo: Novo Século, 2004.

4 comentários:

Admiro muito o Paul Tillich, porém nunca li nenhum livro dele.
Vi algumas frases e tal... Mas, vou procurar pelos livros pra ler nas férias, porque vida de universitária é fogo, e um bom cristão tem que saber um pouquinho de teologia, né?

Paul tillich é fonte de inspiração :)

Nunca termino de ler um livro dele, estou sempre degustando.

Teu pastor de ensina, uai.rs

Conheço um pouco do pensamento desse gigante da interpretação Teológico-filosofica da vida. Acabei de ler o seu A Coragem de Ser e recomendo Tillich a todos os cristão q o são verdadeiramente. Tillich deveria ser estudado em nossas escolas bíblicas. Sua Teologia é libertadora. Porém um pouco de cuidado é sempre bom, deve-se selecionar.
sam_amara@hotmail.com

Samira,

A Teologia de Tillich é a melhor!

É dificil estudar Tillich em uma escolha bíblica. Sua teologia é fantástica, porém não é muito fácil de compreender.

Obrigado pela participação!