Parece surpreendente, mas a primeira igreja protestante Brasileira foi negra.

A Igreja do Divino Mestre, com mais de 300 seguidores, todos eles negros, libertos ou livres foi fundada em 1841 por Agostinho José Pereira, negro letrado e alfaiate, que começou a pregar pelas ruas do Recife após por revelação divina (em sonho) ter se tornado protestante.

Só depois, em 1858, o reverendo Roberto Kalley fundou a Igreja Fluminense, episódio considerado pela história oficial como data de fundação da primeira igreja protestante do Brasil. Depois vieram outras Igrejas como a presbiteriana (1859), a batista (1871), a luterana (1886), a anglicana (1889).

O Lutero Negro ensinou os fiéis a ler e escrever em uma época em que proprietários de terras eram analfabetos.

Agostinho também pode ser considerado o percursor de Movimento Negro Evangélico, mas sabe-se muito pouco da vida dele. Mas como na época o Catolicismo era a religião oficial do Estado Brasileiro ele sofreu perseguição tanto da igreja como do Estado. Foi preso por três anos (de 1846 a 1849) e se não fosse por esse fato, ele seria totalmente ignorado pela história.

Nos interrogatórios após sua prisão, perguntado se realmente era profeta, respondeu: "Deus sempre os tirou d´entre as famílias humildes".

A Igreja do Divino Mestre era mística e teologicamente negra. A Igreja fundada por Agostinho falava de libertação bíblica, esperança de uma vida livre da escravidão, o povo negro como a primeira criação humana de Deus, e de um Cristo não-branco.

2 comentários:

Curti o texto. Vou replicar no Portal Cristianismo Criativo. Abs! Ana Claudia

Oi Ana, pode me enviar o link? Gostaria de ver!

Abraço e volte sempre!