Em seu pequeno livro, intitulado Cultura, Roque de Barros Laraia fala de forma clara e objetiva sobre o conceito antropológico da cultura tratando de temas como "determinismo biológico", "determinismo geográfico", "antedecedentes históricos do conceito de cultura" e etc.

O livro é pequeno (117 páginas) e indispensável para aqueles que pretendem entender um pouco mais sobre o conceito mais fantástico do meio acadêmico: a cultura.

Livro: Cultura - um conceito antropológico

Você pode comprar esse livro na Livraria Saraiva clicando aqui[Jabá$]

Citações

A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.
pag. 19
Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
pag. 51
A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por iso, discriminamos o comportamento desviante.
pag. 67
O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
pag. 73
A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
pag. 87

Detalhes não muito interessantes:

  • Acabamento : Brochura
  • Edição : 18 / 2005
  • Idioma : Português
  • País de Origem : Brasil
  • Número de Paginas : 117

0 comentários: