O capitalismo fantasiou-se de teologia e invadiu a igreja.

A doutrina do dízimo ensinada em praticamente todas as igrejas hoje se converteu num sistema capitalista parecido com um fundo de investimento: ações.

De forma prática, funciona mais ou menos assim: como não tem jeito de entregar diretamente a Deus, o crente/cliente deposita seus dízimos e ofertas em um fundo de investimento espiritual - a igreja. Com isso ele pode obter as bênçãos de Deus, os mais ousados ainda dizem que será reposto tudo em dobro.

A Igreja está semelhante a clubes sociais. Daqueles que tem que pagar mensalmente para poder participar. Pagando a mensalidade (o dízimo), algumas pessoas acreditam que se tornam donos das bênçãos. Pior é que tem pastor pregando, até na TV, que essa é uma verdade bíblica, usando (distorcendo, na verdade) versículos isolados para provar tal absurdo.

O que se tem ouvido por aí é que por meio do dizimo é testada a fidelidade do crente/cliente (se preferir sócio), e a todo o instante ele é levado e desafiado a testar Deus: Se for dado o dízimo, certamente o crente/cliente será abençoado com exatamente aquilo que deseja. Deus não tem mais escolha, o cliente pagou agora tem que levar. Até parece que Deus ao invés de abrir uma igreja, abriu uma empresa para comercializar seus produtos: As bênçãos. E mais interessante, é que não se trata mais de bênção espiritual. Agora, dizem, Deus dá é carro importado, casa própria, tira a empresa do fundo do poço e cura doenças sem precisar usar remédio, basta exercitar a fé doando seus bens.

A chamada Teologia da Prosperidade ou Prosperidade Biblica1, como alguns chamam, diz que, se são seguidos alguns princípios, que segundo eles, são bíblicos, o cliente será próspero. Aplicam métodos de administração e transformam o testemunho em propaganda, a fim de conseguir novos adeptos para contribuir em suas igrejas.

Será que é por coincidência que esse tipo de pensamento parece muito com o do capitalismo, onde ter torna-se muito mais importante do que Ser?

Em nome da prosperidade financeira, o sonho americano, sacrifica-se até mesmo a palavra de Deus, justamente o contrário do que a ela ensina. Como Lucas relata quando um jovem rico foi até Jesus buscando resposta do que fazer para herdar a vida eterna. Jesus lhe diz pra ir e vender tudo o que tem e dar aos pobres e seguí-lo. O jovem não aceita a proposta e sai triste, e Jesus acrescenta: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!”.

Não é meu interesse nesse texto refutar teologicamente a "Teologia da Prosperidade" e muito menos a doutrina do dízimo. Mas o que se tem ensinado dentro da maioria das igrejas não é a proposta bíblica que Jesus fazia a pessoas que desejavam segui-lo, mas sim a proposta de um sistema capitalista.



Notas

1Surgiu nos estados unidos nas décadas de 60 e 70, pregando o direito do cristão a plena saúde e riqueza, colocando pobreza e enfermidade como subprodutos da falta de fé. Essa ‘teologia’ chega ao Brasil só na década de 80. O atraso se deu ao “período das trevas” que se abateu sobre o País, por conta do Golpe Militar que instituiu a ditadura e medo inibidor pela pesquisa.

4 comentários:

A paz querido André Amaral.

Nossa, justamente sobre isso que por conhecidencia estava falando com meu irmão agora mesmo aqui.

Essas coisas da Igreja evangelica parecer mais um clube ou então um banco de negocios.

Hoje escutei uma coisa sarcastica e com o perdão da palavra idiota d+.
Escutei um irmão a falar que pelo dizimo que ele da na igreja ele deveria ser o triplo que ele é rico.

Veja bem irmão, creio que algumas igrejas aqui esteja virando mais um banco celestial , do que a casa do Senhor.

Pode notar amado , quando alguma pessoa que tenha situação financeira inferior vai a alguma igreja onde a maioria tem a situação equilibrada superior, essa pessoa inferior finançeiramente falando é como se fosse incostada de lado. falo isso porque ja vi e é muito chato e concerteza não é do agrado de Deus

O que falta na igreja evangelica é o que em Romanos 12:10 diz:
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" .

Isso que falta em muitas igrejas e ministérios por ai.

Sem falar também amado, que o pastorado ja se tornou um meio de vida.
Muitas igrejas fazem trabalhos assim por exemplo uma igreja de sp-capital vai abrir uma EM RIbeirão preto , pra começar um trabalho eles precisam de uns 50 membros nessa faixa, ai eles começam o trabalho ja com o lugar arrumado tudo, eles só tem o trabalho de mandar o pastor para dirigir o trabalho, a outra pessoa que fez tudo do começo ganhou almas, arrumou lugar pra igreja etc..etc.. , fica chupando dedo , enquanto eles mandam outro para cá.
Pastorado tb virou meio de vida de muitos por ai.

Abraços

Na santa paz de Cristo amado irmão.

se quiser visitar meu blog

www.realidadecrista.blogspot.com

Lukas Migliori

A paz Lukas!

Muito oportuna sua partipação. Muito obrigado. Pessoas como você me animam.

Aquele abraço em Cristo.

André Amaral

Então o Sr. André descobriu meu "segredo"! ;}
Pois é, tô tentando levar esse blog, tenho mil coisas na cabeça, mas o tempo é escasso. Quandoe screvo, despejo sentimento em tuuuudo, me faz bem isso. Ser literária assim.
Gostei do seu blog também, e esse post foi muito inspirado, um assunto bem atual e que nós, cristãos, às vezes pessamos vergonha quando alguém vem dizer que viu na TV isso ou aquilo, é que fazer trocas com Deus é normal, afinal Ele quer dinheiro? Meu Deus!!! O que é isso? Meu coração aperta! A oferta de amor não existe mais? Agora são trocas? O valor do seu dízimo não é proporcional às bençãos de Deus.
Dá indignação isso.

Termino aqui André, muito surpresa pela sua visita no meu blog, e gostei mesmo do teu, virei aqui mais vezes. Por agora tô afogada em livros, mas volto sim.
Um abraço.

Paz do Sr. meu irmão, ótima postagem, coisas deste tipo não me impressionam mais, o povo dito de Deus tem feito barganhas com tudo dentro da igreja, o povo não quer mais "ser" e sim "ter" , ´pois o "ter" embora não mostre quem eu sou, mostra pelo menos quem eu gostaria de ser,(alguém importante)Deus não se relaciona com este que sou quando estou a frente de todos, e sim na intimidade, por isso estamos cada vez mais buscando o "ter". Massss, vamos lá, eles fazem que pregam e o povo faz que se converte, por outro lado Deus faz que acredita em ambos, porém todos prestarão contas...
Deus o Abençoe e guarde...
Edinho Viana
Não tenho meu blog ainda, mas faça uma vizitinha num de um irmão querido, Wagner, (Biblia sem Mitos)