1º) O novo testamento ignora a prática do dízimo.
Basta uma olhada rápida no Novo Testamento e podemos concluir: Ele ignora o dízimo como prática válida na igreja primitiva. Não existe um texto sequer que o dízimo é ordenado como faz a Torá. Ninguém no N.T. instrui a igreja a praticar o dízimo.
2º) A história também ignora a prática na igreja primitiva.
O testemunho da História é um só: até onde os documentos existentes permitem saber, o dízimo é algo estranho à igreja dos dois primeiros séculos, e só começa a aparecer na medida em que a Igreja se deixa enredar pela sedução do poder temporal e político.
3º) A doutrina é instituída por motivos de crescimento do clero e a vinculação da igreja ao estado.
O crescimento do clero e a vinculação da igreja ao estado decorreram no aumento de despesas, que trouxeram consigo a insuficiência das ofertas voluntárias, que levou a igreja a exortar os fiéis a trazerem também os seus dízimos. Desse modo, no final do século IV e início do século V, o dízimo já era obrigatório na igreja. 4º) A reforma não deu maior atenção ao dízimo. Um bom exemplo dessa falta de atenção pode ser constatado ao examinar as Institutas, escrito por Calvino. Ao longo de suas 1734 páginas não encontramos uma única seção, por mais curta que seja, dedicada ao dízimo.
5º) A doutrina é aplicada com base numa exegese tendenciosa. Os adeptos do dízimo sempre recorrem ao A.T. São embasados numa prática Judaica. Porém, ignoram certas partes do ensino sobre o dízimo exposto na lei de Moisés. Portanto, o dízimo praticado hoje é diferente do ensino Bíblico Judaico (leia Dt.14.28,29).
6º) O “dízimo do pobre” é o único que vem acompanhado de benção.
Dt.14.28, 29. Note as últimas palavras. Essa lei do “dízimo do pobre” é a única que vem acompanhada de uma benção. Porém, nas igrejas hoje se tem pregado que tudo vai ser dado em dobro.Por que esa prática é ignorada?
7º) Se o dízimo é válido em todas as dispensações deveria, também, ser igualmente praticado conforme o antigo testamento.
Não precisa ser um ótimo observador para perceber que é impossível de ser praticado conforme o ensino da Torá. Confira Lv. 27.30,33. Nm.18.20, 24. Dt.14.22,29. Dt.26.12,15. 8º) O novo testamento ensina somente sobre ofertas voluntárias Como prática ideal para a igreja. A oferta segundo o ensino do apóstolo Paulo, deve ser completamente espontânea. Não há limites, somente os impostos pelo ofertante.
9º) As ofertas eram entregues para ajudar aos irmãos em suas necessidades.
O conjunto dos textos do apóstolo Paulo aponta com clareza para uma verdade só: a contribuição deve ser destinada, sempre, às pessoas em necessidades. Um verdadeiro serviço aos santos. Leia IICo.8 e 9.
10º) Não podemos nos apoiar de mecanismos e ensinos não cristãos para a arrecadação de fundos.
Mesmo se for necessário vender os templos, baixar os custos dentro da igreja, adotando um estilo mais simples de ser igreja, ou, abrindo mão de tradições que prejudicam o crescimento espiritual tais como o dízimo.
***Na foto Judas que traiu Jesus por moedas

5 comentários:

Basta ler a historia da igreja crista
para saber quantas heresias entraram nela atrvez dos seculos. O dizimo e o pior cancer da igreja. Ele so foi
instituido no 4.o seculo da era crita e so foi oficializado obrigatoriamente sob pena de excumunhao no ano 779 dc.

Pesquise.

CONCLUSÃO:

Na palavra de Deus, o "dízimo" não aparece por si sozinho. É o dízimo dos "ALIMENTOS". O dízimo bíblico foi limitado dentro de um marco estreito pelo mesmo Deus. O verdadeiro dízimo bíblico sempre teve estas características:

(1) Somente o que era alimento ou comida;
(2) Somente da atividade agrícola e pecuária;
(3) Dado somente por israelitas;
(4) Por quem somente vivia dentro da terra santa, dentro da fronteira de Israel;
(5) Somente de acordo com as condições do Pacto Antigo; e
(6) O aumento somente se podia recolher daquilo que Deus tinha produzido;

Portanto,

(1) Objetos que não eram alimento não podiam ser dizimados;
(2) Animais de caça silvestre e de pesca não podiam ser dizimados;
(3) Os que não eram israelitas não podiam dizimar;
(4) Alimento que não fosse da terra santa de Deus não podia ser dizimado;
(5) Quando já não havia sacerdócio levítico não havia lei, em rigor, que obrigasse o dízimo; e
(6) O dízimo não provinha do que tinha produzido a mão do homem ou capturado por suas próprias mãos na pesca ou na caçada.

Sendo assim, esta provado que a lei do dizimo não é um mandamento para a Igreja do senhor, que os que insistem em afirmar que é, esta mentindo, ou equivocado, porem não inocente, afirmo categoricamente que os que aproveitam da ignorância dos servos do senhor, estão pecando contra cristo, ao aproveitar-se dos fiéis leigos, e que incorrerão em juízo. 2 Pd 2 v 3, e Ap 22 v 15. Deus não terá por inocente o culpado. Olhem por suas riquezas e patrimônios, eles testemuinharao contra vocês no dia do julgamento.

Convido aos líderes da igreja a mostrar abertura a dialogar em torno deste tema.

Item #18: O Dízimo Não se tornou mandamento Para a Igreja Até 777 a.D. sendo a igreja católica romana mãe das heresias que o aplicou como mandamento, cristo não o aprova.

O falso ensino é que a Igreja sempre ensinou o dízimo.(mentira!)

As primeiras congregações cristãs se formaram seguindo o padrão das sinagogas judaicas dirigidas pelos rabinos que, semelhantes a Paulo, negavam-se a receber rendimentos da pregação e do ensino da Palavra de Deus. Há muitos livros em torno da vida social dos judeus que explicam este detalhe.

Desde a morte de Cristo até que o cristianismo chegou a ser uma religião com reconhecimento legal, 300 anos depois, a maioria dos grandes líderes da igreja se impôs votos de pobreza. Este é um fato histórico com apoio em documentos históricos! Tomaram literalmente as palavras de Jesus ao jovem rico em Lucas 18:22 "vende tudo o que tens, e dá á os pobres, e terás tesouro no céu; e vem, segue-me". A maioria dos historiadores da igreja está de acordo que estes primeiros líderes da igreja ao menos pelos primeiros 200 anos trabalhavam em sustento próprio. Um líder cristão não podia dizer a um oficial do censo romano que seu trabalho era de tempo integral na pregação de uma religião "proibida".

Clemente de Roma (c95), Justino, o Mártir (c150), Irineu (c150-200) e Tertuliano (c150-200), todos se opunham ao dízimo por ser estritamente uma lei do velho testamento, sendo assim exclusivamente judaica. O Didaquê (c150-200) sancionava aos apóstolos itinerantes que ficavam mais de três dias e depois pediam dinheiro. Os viajantes que decidiam se combinar com eles viam-se obrigados de aprender um ofício. Os que ensinam o dízimo não citam as declarações destes pais da igreja que se opunham ao dízimo.

Cipriano (200-258) fracassou quando tentou impor o dízimo em Cartago, África do norte, ao redor do 250 a.D. No entanto, quando se converteu, Cipriano entregou sua grande riqueza pessoal aos pobres e tomou um voto de pobreza. E – devemos recordar – suas idéias do dízimo não foram adotadas.

Quando os mestres do dízimo citam a Ambrósio, Crisóstomo e Agostinho, como os assim chamados "pais da igreja", por pura conveniência não incluem os primeiros 200 anos da história da igreja. Ainda, depois que o cristianismo foi legalizado, no século quarto, muitos dos grandes líderes espirituais tomaram votos de suma pobreza preferindo viver vida de solteiros em monastérios. Se é que vão citar a estes mestres do dízimo, então a igreja também deve observar o tipo de vida que eles viviam.

Ainda que estejam em desacordo com seus próprios teólogos, a maioria dos historiadores da igreja escreve que o dízimo não chegou a ser uma doutrina aceita na igreja por mais de 700 anos após a cruz. De acordo com os melhores historiadores e enciclopédias, não foi senão até após 500 anos que o concílio local da igreja de Macón, na França, no ano 585, tentou, sem sucesso, impor dízimo sobre seus membros. Não foi senão a partir do ano 777 que Carlos Magno permitiu que a igreja católica romana, por aval de lei, pudesse recolher os dízimos.

O mesmo nos informa, amigos, que esta é a história do dízimo segundo a Enciclopédia Britânica, a Enciclopédia Americana e a Enciclopédia Católica Romana para que todos a leiam. Estes fatos históricos devem servir como prova para qualquer pessoa.

somall

Amados Irmãos.
Voltemos as escrituras sagradas, onde nos balizamos.
Jesus era judeu e cumpria a lei e ensinava o cumprimento da lei. Mateus 5:18
As cartas de Concílio de Nicae mostra o início do desligamento do judeus e seu Messias.
Esta retórica contra o dízimo é carnal, almática, fruto da perseguição aos judeus (até mesmo por Lutero!).
Sois zambuzeiro...

E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Romanos 11:17-20

Graças a DEUS pessoas como vocês e outros grupos que pregam contra o dízimo, e a teologia da prosperidade, e quero começar te parabenizando você por esta iniciativa, mas a 5 ou 6 anos estudando a palavra foi que tive a clara compreensão que o dízimo não tem valor algum para a igreja no sentido espiritual nem no sentido material, mas vou detalhar uma forma diferente de pensar de vocês, pois vocês dizem que a lei foi abolida na cruz o que em parte é verdade mas em parte não, pois a lei que JESUS cravou na cruz foi as leis na forma de ordenanças ou seja a lei de sacrifícios e a lei do pecado leia ; "Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros." (Romanos 7 : 23): quando diz que não devemos devolver o dízimo porque a lei foi anulada é um erro pois JESUS não veio anular a lei de DEUS leia em ;
MATEUS 5 ; 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.(COMPLETAR)
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se (omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido).
“19 Quaisquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” veja que o céu e a terra ainda não passaram então as leis (com exceção de sacrifícios) continuam vigentes.
O fato de não precisar mais dizimar é o fato de o dízimo nunca ter sido dinheiro, mas produtos agrícolas e agropecuários, em também o fato de ser exclusividade dos levitas, leia; "E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam o ministério da tenda da congregação." (Números 18 : 21) também o fato de dizer que ao não entregar o dízimo esta roubando a DEUS é usar o texto fora do contexto simplesmente porque DEUS estava advertindo os maus sacerdotes que entregavam animais ruins, doentes, defeituosos Malaquias 1; 7, 8 e 14 "Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos".
Também JESUS disse em Mateus 23; 2323 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”. Observem é muito importante que o dízimo que JESUS se referia não era dinheiro!
Certo pastor me disse; “você precisa entender que a época é outra, não se dizimava dinheiro porque não existia”. Eu respondi; o dinheiro já existia mesmo antes da lei de Moisés, lá no Egito lembra se, quando José colocou dinheiro no saco de alimentos de seus irmãos. "E aconteceu que, despejando eles os seus sacos, eis que cada um tinha o pacote com seu dinheiro no seu saco; e viram os pacotes com seu dinheiro, eles e seu pai, e temeram." (Gênesis 42 : 35)
Alguém pode dizer, mas sem o dito dízimo as igrejas vão falir!
Não é verdade, a igreja para pagar suas despesas, pode sim pedir ofertas voluntarias, isso é bíblico, Paulo fazia coletas para os pobres de Jerusalém. "ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia." (I Coríntios 16 : 1)

Espero ter dado uma luz a mais, e também aguardo uma igreja pura e simples como era JESUS se levantar em nossos dias para congregarmos! Tenhamos fé, pois DEUS esta despertando um povo para esse fim!
QUE O ETERNO CONTINUE TE ABENÇOANDO
A PAZ!